Comissões tentam acordo para libertação do brasileiro Islam Hamed

Os presidentes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), participam de negociações para a libertação do cidadão brasileiro Islam Hasan Jamil Hamed, preso em cárcere palestino desde 2010 e há 73 dias em greve de fome.

Representantes das referidas comissões legislativas reuniram-se nesta terca-feira (23) com o embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben; o subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães; Aline Baker, prima de Islam Hamed, e representantes do comitê de entidades de apoio a Islam Hamed. Convidado, o embaixador de Israel no Brasil não atendeu ao convite das comissões.

Na reunião desta terça (23) o embaixador Ibrahim Alzeben respondeu afirmativamente a uma solicitação formulada pelas comissões: a Autoridade Palestina autoriza de imediato o acesso de jornalistas brasileiros ao cárcere de Islam Hamed, em Ramala, e que se compromete em propiciar as melhores condições possíveis ao custodiado. O embaixador voltou a garantir que a Palestina está pronta a libertar Islam Hamed, caso ele próprio, sua família e as autoridades brasileiras assumam a responsabilidade por conduzi-lo até a Jordânia, de onde viajaria para o Brasil.

Islam Hamed cumpriu pena de três anos estabelecida pela justiça da Autoridade Palestina, por ato violento de resistência; Israel, por sua vez, informou, em nota, que não tem intenção de permitir sua saída da prisão e que vai investiga-lo por crime cuja pena pode chegar a 40 anos de prisão.

O subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior afirmou que o governo tem feito gestões intensivas para a obtenção de salvo-conduto de Israel para que Islam Hamed possa ser repatriado ao Brasil.

A deputada Jô Moraes e o deputado Paulo Pimenta esclareceram que a motivação das comissões que presidem é humanitária, com o objetivo de colaborar nos esforços para preservar a vida e a liberdade de Islam Hamed, cidadão brasileiro em greve de fome por mais de 70 dias. Também anunciaram que vão reiterar, a partir de hoje, a tentativa de diálogo com o embaixador de Isael, Reda Mansour, a quem, novamente, solicitarão uma audiência.