Câmara recebe exposição sobre Bahia na independência do Brasil 

A partir desta quarta-feira (24), está aberta, na Câmara dos Deputados, a Exposição “Dois de Julho – A Independência do Brasil na Bahia”, que registra a participação da Bahia na luta pela emancipação política do Brasil. A exposição foi proposta pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), quando ela presidia a Comissão de Cultura da Câmara, no ano passado.

Câmara recebe exposição sobre Bahia na independência do Brasil

Alice é autora do projeto de lei que instituiu o dia 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais. A Lei foi sancionada pela presidenta Dilma no dia 5 de junho de 2013 e vigora desde então. A deputada explica que o objetivo do projeto não era prever a criação de mais um feriado nacional, mas fazer jus “ao relevante papel que a independência da Bahia significou para a consolidação da libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa”.

A exposição “Dois de Julho – A Independência do Brasil na Bahia” apresenta imagens e documentos que retratam os fatos históricos da independência do Brasil omitidos pela história oficial e que registram a participação da Bahia na luta pela emancipação política do Brasil.

A Bahia foi o principal palco das guerras da independência, local onde o conflito durou mais tempo (cerca de um ano e meio) e que mobilizou o maior contingente de pessoas. Foi lá também que o território brasileiro correu sério risco de fragmentar-se.

As imagens foram cedidas por importantes instituições e museus, como a Secretaria de Cultura da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Arquivo Público do Estado da Bahia, Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Palácio Rio Branco, Memorial da Câmara Municipal de Salvador, Convento da Lapa, Museu Histórico Nacional, Museu Imperial e Museu Paulista.

Serviço:
Exposição Dois de Julho – A Independência do Brasil na Bahia
Local: Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães
Período: 24 de junho a 12 de agosto, das 9 às 17 horas
Visitação: todos os dias da semana e finais de semana, exceto nos dias 27 e 28 de junho
Entrada franca