Primeira Virada Feminista promove shows e debates em São Paulo

O ponto de cultura Sempreviva Organização Feminista (SOF) realizará, entre 4 e 5 de julho, a primeira Virada Feminista de São Paulo, no Centro Cultural da Juventude, na zona norte da cidade. Por 24 horas, a partir das 17h do sábado, o público poderá contar com programação gratuita de shows, cinema, rodas de conversas e oficinas.

Primeira Virada Feminista promove shows e debates em São Paulo - Divulgação

Já estão confirmadas as participações das rappers Yzalú, MC Luana Hansen e das cantoras de MPB Joana Duah e Nô Stopa. Destaques também para Izzy Gordon, Bloody Mary Una Chica Band, Semente Crioula, Flaira Ferro e Luiza Lian.

Na mostra de cinema, o público vai assistir a longas e curtas-metragens dirigidos por cineastas mulheres, entre eles o filme Tão Longe é Aqui, de Eliza Capai, que narra, em uma carta a sua filha, encontros com mulheres de diferentes culturas da África.

As oficinas incluem memória fotográfica feminista, culinária latino-americana, microrroteiros, stencil e grafite, dança brasileira, batucada, skate, yoga, hora ecológica, zines, sobre anticoncepcionais e alternativas à medicalização, teatro de rua e resistência e literatura. Nas intervenções artísticas estão confirmadas exposições com os temas Mulheres livres: imagens insurgentes e #ILoveMyself – #EuMeAmo.

Confira a programação completa aqui

Com o slogan “A Cultura das Mulheres Muda o Mundo!”, o objetivo do evento é fortalecer o feminismo, proporcionando espaço de troca entre mulheres artistas, ativistas e interessadas em cultura. “Pensamos nesse evento não só para difundir a arte produzida pelas mulheres, mas para mostrar que este é um instrumento para fortalecer o feminismo e para comunicar as pautas feministas”, diz a organizadora do evento, Helena Zelic.

Já está confirmada uma nova edição para o ano que vem.