Segunda etapa do Fies pretende combater desigualdades regionais

"Em um esforço conjunto, o governo Dilma Rousseff ofertará 61.500 novos financiamentos na segunda edição de 2015 do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Somadas as duas edições de 2015, serão 314 mil financiamentos", afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro em vídeo publicado nas redes sociais, nesta sexta-feira (26).

Por Joanne Mota

ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro,

O ministro sinalizou que o governo espera manter essa média até 2018 incluindo no programa mais de 1,2 milhão de jovens. 

Além disso, essa segunda edição o Fies, destacou Janine, irá priorizar cursos de formação de professores, engenharia e na área de saúde

Desigualdades regionais

Janine ainda salientou que uma das novidades para essa edição será a descentralização do programa. "Reduzir as desigualdades regionais será uma das prioridades dessa segunda etapa do Fies. Daremos ênfase às regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste – excluindo o Distrito Federal. A ideia é que, frente aos índices das regiões Sul e Sudeste, a proposta ajude a diminuir os atrasos naquelas regiões".

Janine ainda afirmou que "o objetivo é melhorar a igualdade nas regiões, é melhorar a qualidade dos cursos adotados e é focar nos cursos que respondam às prioridades da sociedade brasileira. Isso não quer dizer que cursos de outras regiões e de outras áreas de formação não serão apoiados, pelo contrário, serão sim. Mas, precisamos desatar o nó da desigualdade que existe nesse setores."