Petroleiros defendem a Petrobras como única operadora do pré-sal

Petroleiros de todo o país começaram esta terça-feira (30) mobilizados nos principais aeroportos. Essa foi a forma encontrada para conservar com os parlamentares que embarcaram para Brasília e devem debater em breve o Projeto de Lei 131 do senador José Serra (PSDB) cujo objetivo é tirar da Petrobras a função de operadora única das reservas do pré-sal.

Fora Serra, o Petroleo é nosso - FUP

O projeto também pretende acabar com a garantia de que a Petrobras tenha participação em 30% dos campos licitados. Para evitar a entrega dos bens naturais ao capital estrangeiro e fomentar o fortalecimento da empresa pública a fim de garantir a soberania nacional, os petroleiros iniciam um processo de mobilização para alertar a população sobre o entreguismo proposto por Serra e os parlamentares sobre a responsabilidade que estes têm de manter o patrimônio do país intacto.

Em São Paulo, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Salvador, Porto Alegre e em outras capitais, a Federação Única dos Petroleiros e seus sindicatos ocuparam os saguões dos aeroportos com faixas e cartazes contra o PLS 131. Nesta terça-feira (30), o projeto será objeto de uma sessão temática no Senado Federal, onde os petroleiros e movimentos sociais se manifestarão contra a proposta do tucano.

Apesar de ter sido apresentado há menos de quatro meses, o PLS 131 poderá ser votado a qualquer momento, pois os senadores aprovaram um requerimento que colocou a proposta tramitando em regime de urgência. O objetivo é atender aos interesses das grandes petrolíferas estrangeiras, que se articulam para derrubar o regime de partilha, que sequer teve tempo de ser devidamente testado, já que Libra, o único campo leiloado sob o novo modelo, só deverá entrar em produção em 2020.