Gleisi: Richa tenta esconder o que o governo federal faz pelo Paraná

As mentiras e as manobras do governador Beto Richa já não me causam surpresa. Quem não se lembra do governador afirmando durante a campanha que as contas do Paraná estavam em dia e que “o melhor estava por vir.” Passadas as eleições, acompanhamos um verdadeiro caos administrativo se instalando em nosso estado.

Por Gleisi Hoffmann*, no Notícias do Paraná

Gleisi Hoffman .

Na semana passada, Beto Richa tentou enganar a população omitindo a parceria e a colaboração do governo federal na entrega de 20 novos ônibus escolares aos municípios do interior. Em seu discurso, ele afirmou que “essa entrega faz parte das ações do nosso governo pela valorização da educação.” Richa ainda mencionou o aumento salarial dos professores e servidores da educação como uma das ações mais “evidentes da postura do governo do Paraná de priorizar a educação”. O que dizer de um governador que mente? Pois, todos nós acompanhamos o que o seu governo fez com os professores.

Lamento que o governador, mais uma vez, use a imprensa e as redes sociais para tentar manipular a opinião pública e fazer propagandas mentirosas do seu governo. Aliás, não é a primeira vez que ele divulga programas federais como sendo iniciativas do seu governo. Quem já não ouviu Beto Richa afirmando que construiu casas em todos os municípios paranaenses? Só esquece de informar que se trata do programa “Minha Casa Minha Vida”, que já contratou mais de 200 mil moradias no Estado com investimento superior a R$ 15 bilhões.

Há muito tempo, o governador tenta esconder tudo o que o governo federal fez e está fazendo pelo Paraná. Nossa tarefa é mostrar a realidade. Bilhões foram comprovadamente investidos pelo governo federal para promover o bem-estar do povo paranaense nos últimos anos. São obras realizadas por meio do PAC 1 e o PAC 2 nas áreas de mobilidade urbana, drenagem, serviços de água e esgoto, além do Bolsa Família e outros programas. Além disso, a segunda fase do PIL (Programa de Investimento em Logística) prevê R$ 11 bilhões para nossas estradas, portos e ferrovias.

Em relação aos ônibus, é importante informar que eles foram destinados ao Paraná por meio do Programa Caminho da Escola, criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar.

O governador poderia ter dito pelo menos uma palavra sobre a parceria com o governo federal. Só temos a lamentar a sua postura e a forma como vem conduzindo o nosso Estado. Espero, sinceramente, que o governador Beto Richa pare de mentir e volte a governar o Paraná.