Primavera dos Museus destaca memórias indígenas em 2015

Começa nesta quarta-feira (1º) a 9ª Primavera dos Museus, uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O tema proposto este ano está relacionado às memórias indígenas.

Máscaras indígenas - Reprodução

A 9ª Primavera dos Museus irá ocorrer entre os dias 21 e 27 de setembro. A ideia é que museus e outras instituições culturais desenvolvam uma programação temática especial no início da primavera. "O tema sobre memórias indígenas contribuirá para o fortalecimento das iniciativas culturais em andamento e a criação de novas iniciativas, bem como para o mapeamento dessas ações no território nacional", destacou Carlos Brandão, presidente do Ibram.

Entre as atividades que os museus podem inscrever, estão exposições, visitas guiadas, shows, palestras e exibição de filmes. De acordo com o Ibram, a ocasião é uma oportunidade para promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação das instituições com a sociedade.

A causa indígena, tema escolhido para a edição da Primavera dos Museus de 2015, é uma das bandeiras da atual gestão do MinC. O tema foi lançado em junho pelo presidente do Ibram, Carlos Brandão, durante Roda de Conversa, em Macapá, na presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e de indígenas das etnias Waiãpi, Tiriyo, Kaxuwana e Apalai.

Museus na primavera

A Primavera dos Museus ocorre anualmente desde 2007 e é resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. A cada ano, um tema diferente é lançado para nortear as atividades dos museus. Desde a primeira edição, a temporada teve um aumento médio anual de 18%, em relação à participação dos museus. Em 2014, a 8ª edição contou com a participação de 761 museus e com 2.436 atividades.

As inscrições, que seguem até o dia 21 de agosto, devem ser feitas no site do Ibram.