Câmara vai discutir greve de servidores das universidades 

Na tarde desta quarta-feira (1º/7), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou requerimento da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) para a realização de audiência pública que discutirá a greve dos servidores técnico-administrativos das instituições públicas de ensino superior do Brasil e o papel desses trabalhadores nas universidades brasileiras. Os servidores estão em greve desde o dia 28 de maio e ainda não conseguiram uma negociação efetiva com o governo. 

Câmara vai discutir greve de servidores das universidades - Ass. Dep. Alice Portugal

A greve conta com a adesão dos técnico-administrativos em educação de mais de 90% das instituições federais de ensino superior. Entre as reivindicações da categoria estão a reposição salarial de 27,3% no piso da tabela, com base nas perdas de janeiro de 2011 a julho de 2016; aprimoramento da carreira, com correção das distorções; fim da terceirização, entre outros pontos.

Para o debate, serão convidados o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa; o coordenador da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Fasubra); e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Targino de Araújo Filho.

A audiência ainda não tem data marcada, mas a deputada Alice busca, junto à presidência da Comissão, realizar o evento o mais breve possível.