Lula participa de plenária dos petroleiros nesta sexta

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, nesta sexta-feira (3), da 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em Guararema, São Paulo0. O evento será transmitido ao vivo pelo site do Instituto Lula e da FUP.

Lula em frente a Petrobras

A plenária terá como tema “Defender a Petrobras é defender o Brasil” e contará com a participação de 150 petroleiros de todo país.

A Plenária Nacional da FUP começou na quinta-feira (2) e seguirá até domingo (5). O evento é o principal fórum de deliberação da categoria, onde são discutidas reivindicações e planos de luta das campanhas que a Federação e seus sindicatos encaminharão nos próximos períodos.

Os ataques que a Petrobras vem sofrendo na mídia, a necessidade da solidariedade de classe e unidade em defesa do pré-sal e da soberania nacional pautaram os discursos da mesa de abertura do evento, que contou com as presenças da representante da Escola Nacional Florestan Fernandes e membro da direção nacional do MST, Rosana Fernandes, o presidente da CUT – Wagner Freitas, pela CTB, Divanilton Pereira, entre outras lideranças.

Também foi lida uma saudação do deputado federal do PCdoB, Davisson Magalhães, da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras.

O presidente da CUT, Wagner Freitas, disse que "a disputa pelo controle do petróleo e gás no mundo está em jogo com o projeto do José Serra". Para ele,  "está em jogo a nossa soberania nacional" e enfatizou que "fazer greve pelo pré-sal não é greve é luta de classes", afirmou.

O coordenador da FUP, José Maria Rangel, enfatiizou: "Quando falamos em defender a Petrobras, falamos da Petrobras que um operário ousou transformar em uma das maiores empresas de energia do mundo. Nós amamos essa empresa. Nossa camisa laranja, todos querem ter. Temos que ter orgulho de usá-la".