Trabalhadores na Mercedes rejeitam redução de salário

Os trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo, rejeitaram por ampla maioria a proposta negociada entre Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e empresa. A decisão foi feita por meio de votação que começou nesta quinta-feira (2) e foi votada ao longo de todo dia pelos trabalhadores, em urnas dispostas em suas respectivas áreas. A apuração ocorreu durante a madrugada.

Assembleia trabalhadores da Mercedes-Benz em São Bernanrdo do Campo

A proposta previa a redução da jornada de trabalho em 20% por um ano, com redução de 10% do salário e, em contrapartida, garantia a estabilidade de todos os trabalhadores da planta por um ano e o retorno de parte dos 300 trabalhadores demitidos, que estão acampados há 26 dias.

Por enquanto, as negociações estão interrompidas e não há previsão de reunião entre Sindicato e empresa. A fábrica da Mercedes fica parada de hoje ao dia 10, com os trabalhadores em banco de horas.

A unidade paralisou a produção de caminhões e ônibus entre esta sexta-feira e 17 de julho, com os trabalhadores entrando em férias coletivas por meio de banco de horas, informou a empresa.