Vamos responder a altura esse desafio, diz Dilma sobre Olimpíadas

A presidenta Dilma Rousseff apresentou nesta sexta-feira (3), em Brasília, a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016, principal símbolo do evento.

Dilma Olimpíadas 2016 - Agência Brasil

Foi anunciado também o roteiro das cidades que a chama do esporte mundial vai percorrer, a partir de 2016, passando por diversas cidades brasileiras com a participação de 12 mil pessoas que a carregarão ao longo de 20 mil quilômetros, até chegar ao Rio de Janeiro, sede dos jogos, em agosto.

“Nós estamos confiantes que vamos responder a altura o desafio que recebemos. Vamos fazer com grande competência, hospitalidade uma Olimpíada histórica, que vai assinalar uma página de paz, prosperidade e entendimento entre os povos do mundo e também uma página muito importante na história do nosso povo", afirmou a presidenta durante cerimônia.

Dilma também destacou que, assim como os atletas que diante de uma derrota não se curvam, o Brasil será capaz de superar as dificuldades. "Somos um dos poucos países continentais do mundo, um país que reduziu suas desigualdades. E somos um país com uma economia diversificada, que vai superar todas as suas dificuldades", disse a presidenta.

O Comitê dos Jogos apresentou a tocha que representa “as curvas do Rio e as cores do céu, do mar e do chão”. O símbolo também passará por estados como Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul. Em 5 de agosto do ano que vem, a tocha chegará ao Rio para marcar o início oficial dos Jogos, no estádio do Maracanã.

Feita de alumínio reciclado, a tocha tem o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica.

“A tocha Olímpica é verdadeiramente bonita e fantástica. Ela vai circular pelo Brasil e será empunhada por homens e mulheres do nosso povo. Vai ser sentida em vários municípios, e vai cortar o país de norte a sul e de leste a oeste. Será uma cooperação grandiosa", afirmou a presidenta.

E completou: “Está chegando o dia quando teremos a honra de ser o primeiro país da América do Sul a receber o maior evento esportivo da Terra. Em 399 dias, as pessoas do mundo inteiro irão olhar para nós e ver a chama Olímpica ser acesa no Rio. Estamos confiantes de que vamos responder à altura o grande desafio que recebemos”.

A data em que a tocha irá desembarcar em Brasília para dar início a seu trajeto pelo país ainda será definida, mas o revezamento termina em 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Maracanã.

“As Olimpíadas serão um momento de congraçamento do mundo. Será o momento de ampliar a unidade, de colocar todos os representantes das diferentes nações disputando de forma tranquila, respeitosa, de forma em que se reconhece o esforço do atleta e a sua capacidade de superação”, afirmou a presidenta.