Primeira Virada Cultural Feminista começa neste sábado em SP

Com diversas ações protagonizadas por mulheres, a primeira Virada Feminista ocorre neste sábado (4) e domingo (5), no Centro Cultural da Juventude, zona norte da capital paulista. Realizado pela Sempreviva Organização Feminista (SOF), o evento terá a duração de 24 horas e contará com shows, apresentações teatrais e danças, e oficinas culturais.

Primeira Virada Feminista promove shows e debates em São Paulo - Divulgação

Em entrevista, a organizadora do evento e membro da SOF, Carla Vitória, conta que a ação é uma ferramenta para chamar a atenção da sociedade através da cultura, para abordar o conservadorismo e a desigualdade entre homens e mulheres. “Estávamos pensando como está a nossa sociedade atualmente com o avanço do conservadorismo, e como a cultura pode ser um instrumento de transformação da sociedade; assim, surgiu a ideia de fazermos a virada que abordasse o tema do feminismo.”

Um dos debates em destaque é “Meus bits, minhas regras – Feminismo e privacidade na internet”, que será realizado às 23h30 do sábado, pelo Coletivo Actantes. “Como a internet está presente em nossas vidas, precisamos discutir a democracia nas redes, não só nas ruas. Então, discutiremos a privacidade na internet, a liberdade e como as empresas de comunicação não podem restringir conteúdo para nós.”

Carla acredita que a falta de uma divisão igualitária nas tarefas, e a sobrecarga de jornadas duplas ou triplas dentro e fora de casa, que a maioria das mulheres exercem, dificulta o protagonismo em atividades artísticas. “Aos homens, o espaço público e o protagonismo é mais fácil do que para as mulheres, e isso acontece por conta da divisão do trabalho que é forte na sociedade. Portanto, desde cedo as mulheres são ensinadas a fazer a parte do trabalho doméstico, acabam ficando sobrecarregadas e não se destacam em espaços públicos. Isso estrutura o machismo presente na sociedade.”

A virada contará com shows de artistas como as rappers Luana Hansen, Yzalú, e das cantoas Izzy Gordon, Bloody Mary Una Chica Band, Semente Crioula, Flaira Ferro e Luiza Lian. Também haverá mostra de cinema com longas e curta-metragens dirigidos por mulheres, como A boneca e o silêncio, de Carol Rodrigues, que conta a história de uma menina de 14 anos que decide interromper uma gravidez.

O evento começa às 17h deste sábado (4) e será realizado de forma colaborativa e sem fins lucrativos. A programação completa do evento está disponível no site. O Centro Cultural da Juventude fica na avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo.