Organização de Cooperação de Xangai deverá aceitar Índia e Paquistão

Começará esta semana na cidade russa de Ufá o 15º encontro dos líderes da Organização de Cooperação de Xangai. O presidente chinês, Xi Jinping, participará do evento. Entre as pautas de discussão desta edição, estará a abertura do processo de inclusão da Índia e do Paquistão na Organização.

Emblema Organização de Cooperação de Xangai

Na coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6), o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Cheng Guoping, afirmou que ao longo dos 14 anos, a Organização de Cooperação de Xangai tem se empenhado para a constante promoção da colaboração estratégica, união e confiança entre os países membros, tornando-se uma importante plataforma para a paz, estabilidade e desenvolvimento da região.

Segundo ele, à medida que aumenta a influência da Organização para Cooperação de Xangai, cada vez mais países solicitam o ingresso na instituição. Na cúpula de Ufá, a Organização irá ratificar o processo de inclusão da Índia e do Paquistão, iniciando oficialmente a expansão do bloco.

Cheng Guoping indicou ainda que é normal constatar as diferenças entre os países. Porém, essa divergência e contradição fornecidas pela história não irão influenciar a amizade entre os países. A inclusão da Índia e do Paquistão terá um papel importante tanto para a Organização quanto para o desenvolvimento das relações amistosas entre estas duas nações, concluiu o vice-ministro chinês.

Esta organização regional inclui a Rússia, a China, o Cazaquistão, o Tajiquistão, o Quirguistão e o Uzbequistão.