Entidades fazem Dia Nacional Contra a Redução

Depois da manobra golpista do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para aprovar a redução da maioridade penal, diversas entidades e movimentos sociais tentam reverter o resultado.

Manifestação contra a redução da maioridade penal - UNE

Apesar de a Câmara ter aprovado a PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, mesmo de forma totalmente arbitrária, a luta contra a redução não terminou, a prova disso é o Dia Nacional Contra a Redução, organizado nesta terça-feira (7).

Centenas de entidades e movimentos sociais se mobilizam nesta terça-feira (7) para rechaçar a “vitória” da Bancada da Bala. Em todo o Brasil vão acontecer manifestações, debates, mesas redondas e outras formas de explicar para a sociedade o que de fato está em jogo com este golpe contra a juventude brasileira.

O objetivo dos atos é chamar a atenção para o que representa reduzir a maioridade penal e deixar claro que a solução está longe de ser encarcerar os jovens. Estes que, como é sabido, já recebem punição adequada à idade quando cometem algum tipo de crime.

Para a presidenta da Ubes, Barbara Melo, o importante é cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, que já prevê uma série de punições e medidas socioeducativas; implementar de fato políticas públicas que atendam a juventude e investir em educação, cultura e aparelhos de esporte e lazer capazes de garantir qualidade de vida e perspectivas para jovens em alta vulnerabilidade social.


Ato organizado pelas entidades estudantis Ubes, UNE e ANPG em Brasíia contou com a participaçaõ de diversos parlamentares e ministro, entre eles, a comunista Jandira Feghali | Foto: UNE

Na capital paulista o ato contra a redução começa às 17h30, com concentração em frente ao Masp. A caminhada segue pela Avenida Paulista e Rua da Consolação até a Praça Roosevelt.

No Rio de Janeiro o evento começa também às 17h30 na Praça da Candelária. Já em Brasília a juventude ocupa o Congresso Nacional. Em Porto Alegre a manifestação começa às 18 horas em frente à prefeitura.

Veja mais detalhes sobre os eventos nas respectivas páginas do Facebook: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.