Brasil e CPLP vão intensificar cooperação na área de cultura

O Brasil e a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) vão intensificar a cooperação na área de cultura. A decisão foi tomada nesta terça-feira (7) durante encontro do ministro Juca Ferreira com o secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy, na sede da entidade, em Lisboa. Eles estão seguros de que o desenvolvimento e a inserção global das nações de língua portuguesa dependem muito do conhecimento mútuo e da capacidade de atuação articulada entre os países lusofalantes.

Murargy - CPLP

O secretário-executivo da CPLP disse que a comunidade precisa buscar ações mais eficazes, que produzam resultados concretos, e citou como exemplo a parceria na área de produção audiovisual da qual o Brasil participa ativamente. Como resultado deste esforço, será lançado, no próximo dia 23, o primeiro edital mundial do Programa CPLP Audiovisual que "contribuirá para melhorar o entendimento de quem somos e de como vivem nossos irmãos do outro lado do mar", disse Murargy.

O ministro Juca Ferreira informou que o Brasil tem vários projetos culturais de promoção de desenvolvimento e de incentivo ao protagonismo e à coesão cultural que podem ser replicados em países de língua portuguesa. "Os Pontos de cultura estão consolidados no Brasil como uma política de Estado de apoio e incentivo às manifestações culturais tradicionais e também a experiências contemporâneas e à inovação. Os Pontos de Cultura estão sendo replicados em diversos países ibero-americanos e acredito que dariam grandes resultados para os países da CPLP, funcionando também como mais um ponto de conexão entre os povos da comunidade".

Em julho de 2016, o Brasil assumirá a presidência pro tempore da CPLP e o ministro Juca Ferreira manifestou interesse em dinamizar e dar maior escala à atuação da CPLP, na área de cultura, nos dois anos em que o Brasil estará à frente da instituição. Ele adiantou a realização de um congresso da língua portuguesa tendo a cultura como ponto de referência para o uso da língua como fator de integração, e a intenção de promover um grande evento com apresentações culturais de todos os países da Comunidade de Língua Portuguesa, para marcar as comemorações dos 20 anos da CPLP, que serão comemorados no ano que vem.

Com relação ao protagonismo brasileiro, o secretário Murargy afirmou que espera que o novo posicionamento dê um impulso à vertente cultural da cooperação. "De fato nós temos muitos valores que podemos utilizar, potencializar, para uma maior aproximação entre os nossos povos. Se não houver essa aproximação cultural, se nós não nos conhecemos, não é possível qualquer outro tipo de cooperação", reforçou Murargy.