Juca Ferreira discute parcerias com países Ibero-Americanos

A cultura deve ser um importante canal de integração e de cooperação entre os países ibero-americanos nos próximos anos. Essa é a visão compartilhada entre o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário-geral da Organização dos Países Ibero-Americanos (OIE), Paulo Speller, que se reuniram na manhã desta quarta-feira (8), em Madri, na Espanha.

Juca Ferreira em reunião com OEI - Helenise Brant

Juca Ferreira solicitou a participação da OIE na política em discussão no Ministério da Cultura (MinC) para combater as deficiências de leitura existentes hoje no Brasil. O analfabetismo funcional, explicou o ministro, e o baixo índice de leitura entre os brasileiros, com uma média de 1,7 livros por habitante/ano, devem ser alvo de uma campanha de grande escala, encabeçada pelo próprio MinC.

"Esperamos mudar este quadro nos próximos cinco anos, por meio de ações compartilhadas com o Ministério da Educação (MEC) e com setores da sociedade civil capazes de mobilizar as escolas, as famílias e a sociedade em geral em um esforço que é fundamental para avançarmos no desenvolvimento do Brasil", destacou Juca Ferreira.

Paulo Speller se entusiasmou com os planos do MinC e colocou à disposição toda a estrutura da OIE, no sentido de promover a cooperação do Brasil com países que têm experiências bem-sucedidas de incentivo à leitura. Ele também ofereceu parceria com o corpo técnico da instituição para formulação de projetos e pesquisas na área. Na pauta de conversações do MinC com a OIE, também foi destaque a chamada Agenda do século 21, cujo tema central para o MinC é a governança global da internet.

Marco Civil da Internet

Na reunião, Juca Ferreira também fez um relato das ações em andamento no MinC para a modernização dos direitos autorais e falou dos avanços trazidos pelo Marco Civil da Internet. "Agora temos a tarefa de avançar globalmente, levando essa discussão para os foros internacionais. Precisamos discutir a regulação das corporações globais, de forma que encontremos soluções para questões como direitos intelectuais, liberdade de expressão e proteção da diversidade cultural".

O ministro Juca Ferreira propôs que esse seja um dos temas discutidos na próxima Convenção da OIE, marcada para novembro, em Quito, no Equador. Outro tema dessa agenda, com forte potencial de cooperação entre os países ibero-americanos, são as políticas públicas de incentivo à economia da Cultura. Juca Ferreira propôs a elaboração de uma agenda ibero-americana que vise a cooperação multilateral para ampliar a ação dos governos na promoção da economia de bens culturais, cujo impacto tem sido cada vez mais relevante para o desenvolvimento das Nações.