Juventude rechaça a redução da maioridade em manifestações pelo Brasil

Esta terça-feira (7) foi marcada por grandes manifestações em quatro capitais brasileiras contra a PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Jovens de Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo se reuniram para dizer não à manobra golpista do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Manifestação no Rio de Janeiro contra a redução - Mídia Ninja

A juventude não tem dúvida de quem está contra ela e as palavras de ordem deixaram isso bem claro: “Fora Cunha”, “Cunha Golpista”, além de “Não à redução” e “Redução não é a solução” deram o tom das manifestações.

As manifestações foram muito parecidas porque os jovens protestaram com música, cores e alegria em todas as capitais. Em Brasília os manifestantes tingiram de vermelho o espelho d’água em frente ao Congresso Nacional para simbolizar a morte de adolescentes. Eles defendem que a prioridade deve ser ampliar as políticas públicas para a juventude e investir em educação, além de cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma eficaz.


Foto: Carla Santos 

A presidenta da Ubes, Barbara Melo, que está em Brasília mobilizando a juventude contra a redução, disse ter visto com alegria os atos – todos muito expressivos – porque eles mostraram o poder de mobilização e a força da juventude e dos setores da sociedade que são contra as manobras antidemocráticas de Cunha.

Segundo a dirigente, apesar de estes atos já terem sido bastante grandes, virão outros ainda maiores. “Nós estudantes estamos aqui [em Brasília] para barrar a redução da maioridade penal e não vamos arredar o pé da rua até conseguirmos esta vitória”, prometeu.


O ator Gregório Duvivier participou da manifestação junto à juventude | Foto: Carla Santos 

No Rio de Janeiro a manifestação aconteceu na Cinelândia e contou com a participação de artistas, entre eles o ator Gregório Duvivier, que declarou apoio à juventude.

O presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ), Leonardo Guimarães, classificou de golpe a manobra regimental que permitiu a aprovação da matéria e disse que é possível reverter a votação em segundo turno: "É unanimidade nos movimentos estudantis: nós somos contra a redução da maioridade penal. A solução para a violência não passa pela redução nem por mais cadeias". 


Manifestação em Porto Alegre | Foto: Tharcisio Rocha

Já em São Paulo os movimentos sociais ocuparam o vão livre do Masp, na Avenida Paulista. O diretor de Cultura UNE, Felipe Garcez, afirmou se for preciso, a UNE recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida. "A UNE é contra essa proposta que quer encarcerar a juventude brasileira, e tem feito mobilizações em todo o país. A solução é mais escolas", disse.

Em Porto Alegre a manifestação aconteceu em frente à prefeitura. Estudantes dirigentes de diversos DCE’s participaram do ato e pediram o fim do “extermínio da juventude negra”.

Assista ao vídeo da jornalista Carla Santos feito na manifestação do Rio de Janeiro: