Nelson Barbosa ao PCdoB: Tese das pedaladas não tem fundamento

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, participou de uma reunião, nesta quarta-feira (8), com a bancada do PCdoB na Câmara. Ao final, ele disse que o contato com os comunistas dá continuidade à missão de convencer a base aliada no Congresso de que as contas do governo estão dentro da regularidade, assim como fez ontem (7) com a bancada do PT. "Ele explicou tecnicamente que não tem fundamento a tese das pedaladas", contou o vice-líder do governo, Orlando Silva (PCdoB-SP).

Nelson Barbosa no Senado - Agência Senado

Segundo o deputado comunista, Barbosa informou que o governo já está preparando sua defesa para ser apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU). Para o vice-líder, o ministro conseguiu transmitir segurança aos deputados. "Não houve nenhum tipo de manipulação (das contas)", afirmou Orlando.

Para o ministro, os pontos levantados pelo Tribunal de Contas da União foram feitos com regularidade e atendem exatamente ao que a lei determina, e foram pontos que, em avaliações passadas, não foram objetos de contestação por parte do TCU.

Assim como outras autoridades do governo, Barbosa tem reiterado que as operações feitas pelo Planalto em 2014 são as mesmas praticadas por governos anteriores, que foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (foto), disse que “estamos convencidos de que não há pedalada nenhuma e não há sustentação técnica jurídica para essa tentativa de reprovação das contas (do governo Dilma), que estão absolutamente regulares e esperamos que o TCU compreenda e dê parecer coerente com o que o governo explicita.”

Para a líder comunista, “a oposição tenta até hoje, sem aceitar a derrota eleitoral, por mecanismo golpista, criar instrumentação política de questões técnico jurídicas, como também se utilizar de questão levantada por um ministro do TCU como instrumento de crime de responsabilidade fiscal.”

Cenário econômico

A reunião com a bancada também abordou o cenário econômico do país, com destaque para as ações que o governo está promovendo para induzir o crescimento e deter os efeitos da crise econômica mundial, que chegam ao Brasil.

Jandira declarou que a bancada tomou conhecimento da perspectiva econômica do governo e o ministro ouviu as avaliações dos comunistas sobre o assunto.

Segundo a parlamentar, a perspectiva futura é animadora, com relação à inflação, à taxa de juro, à política monetária, à regulação do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), à proteção do emprego e ao plano logístico que o governo está lançando; “e que é importante a sociedade entender”, destacou Jandira.