Sílvio Costa: TCU não tem autoridade para julgar as contas de Dilma

O deputado federal Silvio Costa (PSC-PE), vice-líder do Governo, questionou a autoridade do Tribunal de Contas da União (TCU) para julgar e recomendar a rejeição das contas de 2014 da presidenta Dilma Rousseff.

Silvio Costa (PSC)

Costa destaca a importância da coerência e disse que o convenção do PSDB, realizada no último domingo (5), foi na verdade "uma convulsão". 

"O PSDB é um poço de incoerência. Todos sabem que o PSDB utilizou a máquina para aprovar a reeleição… No meu estado vários deputados receberam rádio para aprovar a reeleição… Vocês não tem autoridade política para criticar a presidenta Dilma. Precisam, acima de tudo, dizer ao país que tipo de proposta têm", disse o deputado.

Costa disse ainda que "o TCU não estará em condições de fazer este julgamento enquanto não forem esclarecidas as denúncias que atingem pelo menos dois de seus ministros".

Ele se refere aos vazamentos de trechos da delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, nos quais teria afirmado que pagou propina para garantir a decisão favorável do TCU à licitação da usina de Angra 3, que estava enfrentando restrições técnicas. A compra da decisão teria sido feita por meio de Thiago Cedraz, filho do presidente do tribunal, Aroldo Cedraz.

O empreiteiro disse ter pago R$ 50 mil por mês a Tiago e uma propina de R$ 1 milhão para ele resolver a resistência do relator, o ministro Raimudo Carrero, que, posteriormente, acabou liberando a licitação.

"Enquanto as investigações da Lava Jato não forem conclusivas sobre o papel destes dois ministros, o tribunal não tem autoridade para rejeitar contas do governo", disse Costa.

O deputado disse também que durante anos a elite se aliou aos tucanos para assaltar o Brasil e olhava "com nojo" para o Nordeste. "Lula fez o povo sentir o prazer de viver. Vocês são cínicos", completou.