48ª edição do Festival de Cinema de Brasília tem 588 filmes inscritos

A 48ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro recebeu 588 inscrições de filmes para as mostras competitivas. As produções competem a prêmios no valor total de R$ 340 mil, distribuídos em categorias como melhor ator, atriz, roteiro e direção. O festival será realizado entre os dias 15 e 22 de setembro e terá como palco principal o tradicional Cine Brasília.

Festival de cinema de Brasília - Yale Gontijo

Foram inscritos, para as mostras competitivas, 130 longas-metragens, 221 médias e 237 curtas-metragens, de vários estados. Dentre os longas, 64 são documentários, outros 64 são ficções e 2 são animações. Já os médias, contam com 80 documentários, 136 ficções e 5 animações. Os curtas dividem-se em 57 documentários, 159 ficções e 21 animações.

A região com maior número de inscritos foi a Sudeste, seguida pela região Centro-Oeste, que se impõe a cada dia como um importante polo produtor de cinema. Seguem-se as regiões Nordeste e Sul. Da região Norte do Brasil apenas médias e curtas-metragens foram inscritos, num total de 9 filmes.

A programação do Festival de Brasília prevê, além das mostras competitivas, a mostra Brasília (que exibe produções de cineastas brasilienses), as mostras paralelas, o Festival nas cidades do Distrito Federal, o Festivalzinho (dedicado às crianças) e também encontros, debates, seminários, oficinas, lançamentos de catálogos, livros e DVDs.

Em 2015, o Festival conta com o Secretário de Cultura, Guilherme Reis, como presidente; o cineasta Renato Barbieri; o professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi; o documentarista Vladimir Carvalho; e o doutor em comunicação Pablo Gonçalo na comissão curatorial. O Subsecretário de Promoção e Difusão Cultural, Sérgio Fidalgo, assume a Coordenação Geral e Graça Coutinho, a Coordenação Adjunta.