Ban Ki-moon apoia iniciativa do Brics de mudar Conselho de Segurança

O chefe das Nações Unidas apoiará a iniciativa do Brics para a reforma do Conselho de Segurança da ONU, segundo disse à agência russa Sputnik o vice-secretário-geral da ONU para Assuntos Políticos Jeffrey Feltman nesta quinta-feira (9), acrescentando que o formato Brics pode revelar-se eficaz no trato de questões internacionais.

Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU

Segundo Feltman, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai acolher a forte intenção do Brics para reformar o Conselho de Segurança da ONU, a fim de torná-lo mais representativo para os Estados com crescente influência política e econômica mundial.

"O próprio Secretário-Geral falou sobre a necessidade de reforma do Conselho de Segurança, a necessidade de as instituições evoluírem e refletirem o mundo como ele é hoje. Eu sei que o Secretário-Geral vai ser muito solidário com os Estados membros que tratam seriamente a questão da reforma do Conselho de Segurança", afirmou o entrevistado.

No entanto, "caberá aos próprios Estados membros decidir qual é a melhor abordagem para a reforma do Conselho de Segurança", enfatizou.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco membros permanentes com poder de veto — China, Rússia, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos — e dez membros não-permanentes, eleitos pela Assembleia Geral para um mandato de dois anos.

Rússia e China também formam parte do clube Brics de países emergentes, juntamente com Brasil, Índia e África do Sul. Representantes das cinco nações estão reunidos na cidade russa de Ufá para intensificar a integração e providenciar assistência financeira para projetos nos países membros, bem como em outros mercados em desenvolvimento.

Feltman reconheceu que os países do grupo Brics têm grande peso político, mas observou que nem o grupo nem qualquer outro bloco de países pode ser considerado como uma alternativa para o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"O Brics representa um conjunto muito importante de países, e há muitos exemplos em que o formato do Brics pode ser útil para os desenvolvimentos internacionais, a paz, a segurança etc. Acho que todos nós reconhecemos a força do formato Brics (…), mas eu acho que é difícil para qualquer outra organização ou grupo de Estados replicar o Conselho de Segurança", concluiu Feltman.

Em Ufá, presidenta Dilma posa ao lado dos demais líderes do Brics

Nesta quinta-feira, em declaração após a cúpula da Ufá, o Brics ressaltaram o formato flexível do grupo, o que lhe permitiria abordar uma gama muito mais ampla de questões internacionais do que o Conselho de Segurança da ONU. O documento também lista uma série de questões que, na visão do Brics, minam a estabilidade global, incluindo formas de lidar com as causas profundas dos recentes picos na imigração ilegal, bem como meios para prevenir intervenções militares estrangeiras.

Fonte: Agência Sputnik