MST desocupa fazenda Santa Mônica pacificamente

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) intermediaram as negociações que precederam a desocupação da fazenda Santa Mônica, localizada em Corumbá (GO). Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciaram, nesta terça-feira (7), a saída da fazenda.

Fazenda Santa Mônica - Rony Souza

O ministro Patrus Ananias liderou as negociações em conversa com todos os envolvidos. Durante as tratativas, o MDA/Incra procedeu a aquisição de duas áreas em Goiás, totalizando 6,5 mil hectares, que servirão de assentamentos definitivos às famílias que ocuparam a fazenda Santa Mônica.

Uma reunião, na última segunda-feira (6), selou o acordo para que o MST deixasse a propriedade.
Em nota, o MDA/Incra aponta as providências pactuadas com vistas a aquisição de áreas para o assentamento das famílias, cujo processo está em andamento.

A nota também reitera o papel institucional do MDA/Incra de intermediar o diálogo entre os movimentos sociais, o Governo Federal e a sociedade civil, bem como os demais poderes constituídos, respeitando a autonomia e a independência de todos.