Índia e Paquistão serão incorporados à Organização de Xangai

A Organização de Cooperação de Xangai (OCX) ratificou nesta sexta-feira (10) uma resolução sobre o início dos procedimentos de expansão do grupo e aprovou um modelo abrangente para o desenvolvimento do bloco na próxima década. 

Bandeiras do Paquistão (esq.) e da Índia

Os líderes dos Estados membros da OCX decidiram conceder à Índia e ao Paquistão a possibilidade de adesão plena à organização, de acordo com a declaração conjunta emitida após a 15ª cúpula do bloco, realizada em Ufá, capital da república russa de Bascortostão.

A OCX também elevou a Belarus do estatuto de parceiro de diálogo ao de membro observador, e aceitou o Azerbaijão, a Armênia, o Camboja e o Nepal como novos parceiros de diálogo.

Os líderes reunidos na Rússia também aprovaram a Estratégia de Desenvolvimento da OCX até 2025, documento que estabelece as metas e tarefas para o desenvolvimento da organização nos próximos dez anos.

Segundo Chen Yurong, um analista sênior do Instituto China de Estudos Internacionais citado pela agência estatal de notícias Xinhua, tanto a Índia quanto o Paquistão são desafiados pelo terrorismo, pelo separatismo e pelo extremismo — desafios que o bloco concordou em combater na próxima década. Assim, a entrada dos dois países na OCX será um passo positivo para melhorar a situação da segurança interna de ambas as nações, dada a rica experiência acumulada pelo bloco no combate a essas "três forças malignas", de acordo com as palavras do pesquisador chinês.

A Índia solicitara formalmente a adesão plena à OCX na cúpula de Dushanbe em 2014, e o Paquistão foi um dos primeiros países a solicitar a adesão plena, ainda em 2006.

Fonte: Agência Sputnik