Brasília recebe 1ª Mostra de Filmes do Mercosul

O que você faria se te oferecessem US$ 1 milhão (de dólares, isso mesmo!) para voltar a viver 10 anos do passado com sua cabeça atual? Acho que quase todo o mundo toparia, não?! Afinal, sempre que pensamos em reviver um momento passado, acreditamos que pela experiência as coisas sairiam de outra maneira, não é verdade?!

Cena do filme Pelo Malo - Reprodução

Essa oferta foi feita a um certo Ernesto e é a história contada na produção argentina Querida Vou Comprar Cigarros e Já Volto, dos diretores Mariano Cohn e Gastón Duprat. O filme marca a abertura da1ª Mostra de Filmes do Mercosul, que será realizada de 15 a 19 de julho, no Cine Brasília (Brasília-DF).

Além da Argentina, a Mostra reúne curtas e longas-metragens, de gêneros variados, produzidos no Brasil, no Paraguai, no Uruguai e na Venezuela. O filme 7 caixas é o maior sucesso de bilheteria do cinema paraguaio. Já o drama venezuelano Pelo Malo venceu a concha de melhor filme no prestigiado Festival de San Sebastián, na Espanha, em 2013, e também levou diversos prêmios em outros festivais internacionais. O Brasil será representado pelo curta Fragmentos, de Antônio Balbino, e pelo longa Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queiroz

Na solenidade de abertura, o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano será homenageado. Falecido em abril deste ano, Galeano é autor de mais de quarenta livros que já foram traduzidos em diversos idiomas. Em julho de 2008, Galeano foi agraciado com o primeiro título de Cidadão Ilustre do Mercosul.

A Mostra, organizada pela Alta Representação Geral do Mercosul em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República e com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), integra a programação cultural da Cúpula Social do Mercosul, espaço de diálogo e interação entre governos e sociedade civil dos países membros e associados do Bloco.

Confira a programação:

15/7 – Quarta-feira

20h – Solenidade de Abertura
Homenagem a Eduardo Galeano: Programa Sangue Latino – Canal Brasil.

21h – Argentina
Curta: Doze mil noites de Jazz
Dir. Salvador Savarese e Cristina Marrón (Argentina, 8 min, 2014)

Longa: Querida Vou Comprar Cigarros e Já Volto
Dir. Mariano Cohn, Gastón Duprat (Argentina, 80 min., 2011).

16/7 – Quinta-feira

15h – Uruguai
Longa: O Banheiro do Papa
Dir. César Charlone, Enrique Fernandéz (Uruguai, 90 min., 2007).

17/7 – Sexta-feira

15h – Paraguai
Curta: Y al tercerdía
Dir. Osvaldo Ortiz Faiman (Paraguai, 2013).

Longa: 7 Caixas
Dir. Juan Carlos Maneglia, Tana Schembori (Paraguai, 100 min., 2012).

18/7 – Sábado

14h – Venezuela
Longa: Pelo Malo
Dir. Mariana Rondón (Venezuela, 95 min., 2013).

19/7 – Domingo

14h – Brasil
Curta: Fragmentos
Dir. Antônio Balbino. (Brasil, 18 min. 2013).

Longa: Branco Sai, Preto Fica
Dir. Adirley Queiroz (Brasil, 93 min., 2014).