Golpes financiados pelo imperialismo tentam barrar avanços na AL

Com o tema  “Avançar no Mercosul com mais Integração, mais Direitos e mais Participação”, teve início nesta terça-feira (14), em Brasília, a 18ª edição da Cúpula Social do Mercosul, que será realizada entre os dias 14, 15 e 16 de junho de 2015.

Conjuve: direita financiada pelo imperialismo tenta barrar avanços na AL

Em entrevista exclusiva para a Rádio Vermelho, Ângela Guimarães, presidenta do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), e Gabriel Medina, secretário nacional da entidade, conversaram com a jornalista Erika Ceconi e externaram suas impressões sobre o evento.

Para a presidenta do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o debate sobre a integração, a unidade e os caminhos para continuar avançando torna-se fundamental na atual quadra.

"Estamos atentos a forte ofensiva que tentar minar os avanços progressistas na região. Existe uma direita organizada, financiada pelo imperialismo. A maior revolta dos golpistas é assistirem a tantas mudanças em um década e meia. É isso que defendemos e é contra essa investida golpista que lutamos", salientou Ângela Guimarães.

Na mesma linha, Gabriel Medina destaca que a 18ª Cúpula ocorre em momento singular para toda a região. "O evento se realiza em um momento muito complexo da região, de ataques profundos à democracia. Tentativas golpistas de barrar as mudanças ocorridas na América Latina nos últimos anos", indicou.

Governo Dilma

Em declarações à imprensa, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, destacou que o Brasil está empenhado em fortalecer o eixo social do processo de integração regional, e o papel do país na presidência Pro Tempore do bloco “é de escuta e colaboração para que tenhamos a agenda adequada para avançarmos rumo a um Mercosul cada vez mais cidadão, mais participativo, com mais direitos e integração”.