Nivaldo Santana: CTB, a central que mais cresce no Brasil 

Entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro próximo, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realiza o seu 2º Conselho Nacional, segunda maior instância deliberativa da central depois dos congressos. Democracia e Desenvolvimento com Valorização do Trabalho – Rumo aos 10 Anos, é o lema do Conselho.

Por Nivaldo Santana*

Os trabalhadores e luta de classe em curso - Foto: CTB

O 2º Conselho ocorre em meio a uma trajetória vitoriosa da central. Fundada em dezembro de 2007, a CTB é a central que mais cresce no Brasil. Atesta isso os dados publicados no Diário Oficial da União de 21 de maio deste ano. A aferição da representatividade das centrais aponta que a CTB avançou de 9,12% (740.577 sindicalizados) em 2014, para 10,22% (1.102.773) este ano,

O crescimento da CTB se explica pelo seu programa avançado, pela correção de sua orientação política e por uma concepção sindical capaz de atrair sindicalistas de diferentes segmentos. Pautando sua conduta pela defesa da democracia e da unidade sindical, progressivamente a CTB desempenha papel protagonista na luta dos trabalhadores brasileiros.

O 2º Conselho Nacional da CTB fará um balanço da central no último período, reafirmará suas concepções sindicais e, mais do que isso, fará uma atenta leitura da complexa conjuntura que o Brasil atravessa e a aprovará um plano de lutas alicerçado, conforme explicita o lema desse evento, na defesa do estado democrático de direito, da retomada do crescimento econômico e da valorização do trabalho.

Essas questões estão no centro da agenda política do país. Defender a democracia e combater as maquinações golpistas das forças conservadoras, apontar para uma agenda de crescimento econômico que assegure mais emprego, mais salários e mais direitos são as grandes prioridades da CTB.

Essas prioridades decorrem da intrincada conjunção da crise política e do baixo crescimento da economia, situação que a mídia conservadora saúda como “tempestade perfeita”. O movimento sindical classista precisará combinar com inteligência a defesa dos interesses dos trabalhadores sem jogar água no moinho dos golpistas.

Para acompanhar as posições da CTB a serem debatidas no 2º Conselho, recomendamos a leitura do texto completo das teses, disponíveis no portal da entidade (www.portalctb.org.br).

*Nivaldo Santana é Secretário Sindical Nacional do PCdoB e vice-presidente da CTB.