Contag debate fortalecimento da Agricultura Familiar

Acontece em Aracajú, Sergipe, um importante debate promovido pela Secretaria de Política Agrícola da Contag com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sobre Agroindustrilização e Mercado.

debate da Contag em Sergipe - Contag

O evento que conta com participação de representantes da Contag, entre eles o assessor de Política Acrícola, Décio Sieb, da Fetase, Fetagal Unicafes e dos governos Federal e Estadual de Sergipe, tem o objetivo de fomentar o debate sobre os vários desafios sanitários à serem superados para expansão e fortalecimento das Agroindústrias da Agricultura Familiar, para assim promover a agregação de valor, geração de renda no campo, floresta e águas.

As discussões vão desde os trabalhos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no apoio e fortalecimento da agroindústria familiar, onde o diretor do Departamento de Geração e Renda e Agregação de Valor (DGRAV/MDA), Marcelo Piccin, ressaltou a importância e o papel do cooperativismo solidário neste processo.

Passando pelas principais mudanças que ocorreram nos normativos sanitários de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em especial os relacionados ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Outro momento do debate são as discussões que tratam dos normativos sanitários de competência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em especial a RDC 49/2013 que trata da inclusão produtiva com segurança sanitária.

Ainda durante o encontro estão sendo discutidas outras temáticas referendes à Agroinsdustrilização para Agricultura familiar, como: Decretos e Instruções Normativas do Suasa, publicados em maio e junho de 2015; papel do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, entre outros Movimentos Sociais na construção de proposta para a elaboração dos normativos; e expostos os normativos sanitários relacionados à produção de bebidas, dentre elas sucos e polpas de frutas, que também são de responsabilidade do Mapa.

A perspectiva é que ao final do evento sejam apontados os principais desafios enfrentados pela Agricultura Familiar de Alagoas e Sergipe para promover a Agroindustrialização, e levantadas propostas para superar os entraves.