Vanessa Grazziotin critica medidas que podem prejudicar Zona Franca 

Em pronunciamento no Plenário do Senado nesta sexta-feira (17), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou quatro emendas apresentadas à Medida Provisória (MP), em análise pelo Congresso, que eleva a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para as pessoas jurídicas de seguros privados e de capitalização. 

Prorrogação da ZFM será melhor presente para Manaus, dizVanessa

As emendas apresentadas buscam restringir as políticas de incentivo fiscal concedidas pelo governo para empresas fabricantes das essências utilizadas na fabricação de refrigerantes e algumas bebidas de teor alcoólico. Aproximadamente 80% desta produção é realizada na Zona Franca de Manaus, fazendo uso de alguns produtos típicos da região como o guaraná e o açúcar mascavo.

Vanessa qualifica as quatro emendas de "jabutis", pois entende que não possuem qualquer relação com o objetivo original da proposta. A bancada amazonense já se reuniu com a relatora da MP, Gleisi Hoffmann (PT-PR), explicitando oposição às emendas, em um encontro que chamou de "produtivo".

“Temos muita confiança no bom senso da relatora. É mais fácil estas empresas, como a Coca-Cola, deslocarem esta produção para o México do que para outras regiões do país”, disse Vanessa, no caso das políticas de incentivo cessarem.

A senadora também destacou que a apresentação de propostas como estas e outras  buscam esvaziar a Zona Franca de Manaus, lembrndo que as mesmas emendas foram apresentadas – "a menos de um mês" – a uma outra MP, tendo sido rejeitadas.

“ Somos o estado mais preservado da região graças à Zona Franca. Trazemos ganhos para todo o país, diversas comunidades indígenas, por exemplo, são ligadas à produção sustentável do guaraná, entre outras produções”, explicou Vanessa.