MDA reforça parceria para agricultura familiar com Banco do Brasil

O aprimoramento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com foco em jovens, mulheres e agroecologia, foi discutido entre o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e o presidente do Banco do Brasil (BB), Alexandre Abreu, na manhã desta segunda-feira (20), em Brasília.

Reunião entre MDA e BB - Rony Sousa/MDA

Ficou acertado que técnicos do MDA e do Banco do Brasil irão trabalhar em conjunto para ampliar o acesso às linhas do Pronaf mulher, jovem e Agroecologia e reduzir as exigências para os agricultores, além de capacitar as equipes dos bancos sobre as especificidades desses públicos.

Por meio da Fundação Banco do Brasil (FBB), o banco é parceiro do MDA em diversos programas, como o Ecoforte, de fortalecimento das redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica; e o Terra Forte, voltado a empreendimentos produtivos de assentamentos da reforma agrária.

Outra iniciativa conjunta garante apoio a projetos de estruturação de empreendimentos econômicos coletivos liderados por jovens do campo. Para este programa, por exemplo, foram liberados R$ 5,5 milhões em recursos.

Na audiência, o ministro e o presidente do BB decidiram sobre a disponibilização de uma plataforma de armazenamento de dados para criar e monitorar indicadores de resultados das políticas territoriais.
Ainda falaram sobre parcerias como a do Programa Nacional de Crédito Fundiário (Pf). Participaram da reunião o vice-presidente de Agronegócio do BB, Osmar Dias, a secretária executiva do MDA, Maria Fernanda Coelho, e a chefe de gabinete do ministério, Fernanda Machiaveli.