Pepe Vargas defende pacto político pela democracia e direitos humanos

O ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, disse nesta terça -feira (21) que a discussão de matérias legislativas ligadas a direitos humanos, como a redução da maioridade penal, em um momento de acirramento da disputa política, pode fragilizar os direitos de grupos sociais vulneráveis e expô-los a violações.

Pepe Vargas - Reprodução

Ele manifestou preocupação com o acirramento do momento político, em especial quanto à possibilidade de que o discurso agressivo acabe respaldando a intolerância e o ódio na sociedade. "Seria muito importante se pudéssemos fazer um grande pacto político em defesa da democracia e dos direitos humanos, um pacto político de todas as forças”, disse Vargas, ao divulgar balanço do Disque 100, canal que recebe denúncias de violações de direitos humanos.

O ministro citou também matérias que propõem mudanças no Estatuto do Desarmamento e na lei que regula o trabalho infantil. Segundo Vargas, nessa legislatura há parlamentares que querem flexibilizar direitos civis e políticos. Ele admite divergências na política, na economia e em outras questões, mas, quando se trata de fazer a defesa de direitos civis e políticos, considera importante manter esses conceitos, isolando setores que procuram fazer um retrocesso nessa legislação.

Os dados do Disque 100 relativos ao primeiro semestre deste ano mostram que, do total de ligações recebidas, 63,2% são relacionadas a violações de direitos humanos de crianças e adolescentes. O ministro comentou que o dado atesta a vulnerabilidade desse segmento da população.