Delegação do PCdoB visita Partido Comunista de Cuba em Havana

A delegação do Partido Comunista do Brasil que visita Cuba desde a semana passada foi recebida nesta terça-feira (21) na sede do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, na Praça da Revolução, em Havana, pelo comandante José Ramón Balaguer Cabrera, chefe do Departamento Internacional. O dirigente cubano esteve acompanhado por Francisco Delgado, coordenador da Seção da América do Sul e Juan Pozo, membro da mesma seção.

José Ramón Balaguer Cabrera - Granma

Foi um encontro fraternal entre dois partidos comunistas que cultivam fortes laços históricos de amizade, com identidade de princípios e pontos de vista sobre a situação política mundial e latino-americana.

Balaguer assinalou em sua intervenção que a cerimônia do hasteamento da bandeira cubana na inauguração da embaixada em Washington, na última segunda-feira (20) é o reconhecimento de que os Estados Unidos não puderam destruir o país.

O dirigente cubano destacou que hoje a situação na América Latina é totalmente distinta da do início da década de 1990, quando o imperialismo encontrava-se em plena ofensiva e a esquerda derrotada, dividida e fragmentada. A diferença fundamental para os dias de hoje reside no surgimento de governos progressistas, de esquerda e anti-imperialistas, que passaram a desenvolver uma ação conjunta que resultou na integração regional. Balaguer destacou os diferentes organismos de integração, nomeadamente a Celac. Para ele, a integração é estratégica e assegurará a soberania nacional, alimentar, energética, aquífera, além do fortalecimento econômico e financeiro de todos os países da região.

Balaguer comemorou a presença de Cuba na última Cúpula das Américas, no Panamá, como parte da nova conjuntura regional marcada pelo isolamento do imperialismo estadunidense. Por isso mesmo, esse imperialismo, aliado a oligarquias locais, está movendo uma contraofensiva para derrocar governos progressistas em diversos países.

Durante a conversação entre as duas delegações, foi ressaltado o papel estratégico e vital do Brasil para a defesa da integração e da soberania latino-americana. Balaguer reiterou a solidariedade da República de Cuba e do Partido Comunista do Brasil e ao governo da presidenta Dilma Rousseff.
Durante o encontro, ambas as delegações valorizaram a unidade e a convergência das forças de esquerda, nomeadamente no âmbito do Foro de São Paulo, que se reúne durante a próxima semana no México.

Finalmente, Balaguer informou a delegação brasileira que o Partido Comunista Cubano convocou para 16 de abril do próximo ano, o 7º congresso, em que se fará o balanço do processo de atualização do modelo econômico, se fará a conceituação do socialismo cubano contemporaneamente e será elaborado o plano de desenvolvimento econômico-social até 2030.

A delegação do PCdoB, cuja visita a Cuba se encerra nesta quinta-feira (23), é formada pelos dirigentes nacionais Walter Sorrentino, Ricardo Alemão Abreu, Adalberto Monteiro e José Reinaldo Carvalho.