Governo peruano debate estado de emergência em zona de conflito

O governo peruano debate a possibilidade de prorrogar o estado de emergência estabelecido há quase dois meses na província meridional de Islay, depois de um protesto contra um projeto mineiro, com saldo de quatro mortos.

Humala - Sibci.gov.ve

O tema é analisado no último dia de vigência do estado de exceção e enquanto o primeiro-ministro, Pedro Cateriano, parece inclinar-se por não renovar a medida, o ministro do Interior, José Luis Pérez, a pediu abertamente.

A ministra de Energia e Minas, Rosa María Ortiz, confirmou que o Conselho de Ministros discute o tema, depois de um pedido de prorrogação de Yamila Osorio, governadora da região de Arequipa, onde se localiza Islay.

Segundo Osorio, estão preparados ali e prontos para quando termine o estado de emergência, novos protestos contra o projeto Tia María, da multinacional Southern, de capitais mexicanos e registrada nos Estados Unidos.

Cateriano disse que, a princípio, o governo levantaria o estado de emergência e que a governadora não apresentou oficialmente sua solicitação ao governo.

O ministro Pérez, por sua vez, pediu diretamente a prorrogação por outros 60 dias, pela solicitação de Osorio e a opinião em tal sentido da polícia.

Assinalou que existe a possibilidade de que, se for levantado o estado de emergência, os protestos recomecem, contra o projeto , por parte de povoados que temem que prejudique a agricultura e o ambiente da zona.

A empresa Southern mantém uma cara campanha publicitária sobre o que considera benefícios do projeto, mas a governadora Osorio considerou que a mesma não dará resultados, pois o que se precisa é que se faça trabalho de campo, de diálogo, porque as feridas abertas afetam a credibilidade da multinacional.