Casa Branca prepara fechamento da prisão em Guantânamo

O governo Obama dá "última mão" a um plano para fechar a prisão militar na Baía de Guantânamo, em Cuba, onde os EUA detêm suspeitos de terrorismo, na maioria dos casos, sem julgamento, disse o porta-voz presidencial, Josh Earnest.

José Mujica receberá presos de Guantánamo no Uruguai - Wikipedia

"A administração está, de fato, nas fases finais do projeto para (fechar) com segurança e responsabilidade a prisão na Baía de Guantânamo. O plano será submetido ao Congresso", disse Earnest a AFP.

Depois de concluído, o plano deve ser apresentado ao Congresso, onde os republicanos são a maioria em ambas as casas e sempre foram ferozmente oposição ao fechamento da prisão militar.

O presidente Barack Obama fez do fechamento da prisão na ilha de Cuba uma prioridade desde que tomou posse em 2009, mas o plano enfrentou inúmeros obstáculos, incluindo a oposição do Congresso para a transferência de detidos para prisões nos Estados Unidos.

"É algo que os nossos agentes de segurança nacionais têm trabalhado há algum tempo, principalmente porque é uma prioridade do presidente", disse o porta-voz.

O governo cubano exige o fechamento da prisão militar dos Estados Unidos para prosseguir com a restauração das relações entre as duas nações.