Governo golpista de Kiev deixa ucranianos sem liberdade de escolha 

O Portal Vermelho traz a público, por meio do jornal comunista espanhol La República.es, as declarações do Partido Comunista da Ucrânia após a resolução do ministro da Justiça do país do Leste europeu, Pável Pétrenko, que proíbe os partidos comunistas de tomar parte dos processos eleitorais, começando pelas próximas eleições municipais.

Cartaz do PC da Ucrânia sobre os laços de amizade entre ucranianos e russos

Ao assinar a resolução que proíbe todos os partidos comunistas de participarem nos processos eleitorais, o governo está privando os ucranianos da possibilidade de apoiar os ideais da esquerda e o direito de eleger, tão caros àqueles que defendem a democracia burguesa, segundo disse ao site Golos.ua o presidente do PC da Ucrânia, Petro Simonenko.

"Se analisamos a situação fica evidente que tudo isso foi feito às pressas, movido pelo medo. Decisões como essas demonstram que se aproxima o momento da falência do país, caso esta gente continue no poder. Isso deixou claro o verdadeiro rosto daqueles que falam em opiniões democráticas. O governo proíbe o povo de escolher uma alternativa e o proíbe de ter seus representantes. Em consequência, proíbe o povo de protestar contra as políticas de empobrecimento. Isto é, a população foi privada da liberdade de eleger, impedindo que ela tenha a possibilidade de apoiar os ideiais de esquerda", declarou Simonenko.

Ao mesmo tempo, ele assinalou que, apesar das declarações do governo, as forças políticas de esquerda estão decididas a tomar parte nas eleições aos orgãos municipais, previstas para o outono (primavera no Brasil) deste ano. "O direito constitucional não pode ser anulado por uma ordem de um ministro de Justiça", disse.

"Manteremos consultas com nossos advogados, mas posso dizer a vocês que, com toda certeza, nossa força política está decidida a tomar parte das eleições. O Ministério da Justiça nos proibiu de tomar parte do processo eleitoral, mas o direito constitucional não foi anulado e a ordem do ministro não se sustentará", sublinhou Simonenko.

Por outro lado, o analista político ucraniano Ruslan Bortik, em declarações ao Golos.ua, mostrou-se convencido de que a decisão de proibir todos os partidos comunistas de tomarem parte dos processos eleitorais na Ucrânia será refletida de modo positivo em relação ao apoio da população a essas forças políticas.

"Eu me posiciono ante declarações deste tipo com um toque de humor. É algo que beneficia as forças de esquerda. É uma resolução que, sem dúvida, levantou uma onda de apoio aos partidos e isso é uma espécie de aviso aos ucranianos que estão descontentes com o governo. É como se dissessem: 'vejam, aí estão os verdadeiros opositores, os que tememos'. É uma decisão que vai acabar jogando a favor do aumento da simpatia pela esquerda e por seu crescimento".

Por outro lado, Bornik não exclui que o governo tenha preparado "seus" projetos de esquerda, que emulem uma atividade correspondente no campo eleitoral. O analista também acha que as decisões adotadas serão facilmente revertidas no transcurso de um processo judicial.

"É uma resolução facilmente derrubada em um tribunal e, ao menos de forma mínima, a defesa conseguiria paralizá-la. Além do mais, acredito que o documento que foi assinado não obedece às normas europeias de direito e, por isso, se deve apelar aos organismos europeus, algo que repercutirá negativamente para o presidente da Ucrânia e o representante da Justiça. Não devemos esquecer que sempre se pode substituir o nome do partido, isso permitiria escapar desta lei específica e da perseguição que o Ministério da Justiça faz em relação à esquerda.