Dirigentes propõem comissão contra demissões nas montadoras

Na tarde da última sexta-feira (24), os trabalhadores da General Motors em São Caetano do Sul saíram em passeata para exigir a reintegração dos 550 demitidos, entre eles 20 funcionários que possuem estabilidade. A manifestação partiu do acampamento em frente à fábrica, que dura mais de 15 dias, e seguiu em direção à Câmara Municipal.

Passeata dos funcionários da GM - CTB

Lideranças de centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais compareceram ao ato em solidariedade aos trabalhadores demitidos. Entre os presentes estavam o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), o presidente da CTB-SP, Onofre Gonçalves, e Marcelo Toledo, secretario de Formação da Fitmetal.

“A GM esta fazendo isso tudo com o objetivo de aumentar seus lucros. Não há motivo algum para demitir seus trabalhadores – mesmo depois do lançamento do Programa de Proteção ao Emprego, ela demitiu funcionários, então fica claro que o que ela quer é reajustar os seus monstruosos lucros, dispensando seus trabalhadores como faria com o bagaço de uma laranja”, denunciou Onofre.

“Se o país está com dificuldades, se a empresa está com dificuldades, ela que chame os trabalhadores para conversar. O dinheiro que foi dado à GM não é brincadeira, nós sabemos o quanto eles ganharam, isso é público. Nós não vamos sair da rua, precisamos ampliar esse movimento, a CTB está disposta a isso e vamos garantir que eles sejam reintegrados”, garantiu ainda o dirigente.

O deputado Orlando Silva também denunciou o oportunismo da montadora: “Não demorou um dia para que a GM demitisse seus trabalhadores depois que o governo anunciou o Programa de Proteção ao Emprego. Mas quando o governo anunciou os subsídios para as montadoras, em anos anteriores, tudo o que eles fizeram foi embolsar esse dinheiro e mandar remessas ao exterior”. Em seguida, propôs uma solução: “Precisamos fazer uma comissão com quem sente na pele o preço dessas demissões e ir para Brasília para revertermos essa situação”.

Já Marcelo, da Fitmetal, concordou, e acrescentou: “As montadoras ganharam dinheiro aos burros às custas desses trabalhadores, mas basta surgir uma crise, por menor que ela seja, e somos nós que pagamos a conta. Nós não queremos muito. Queremos apenas um pedacinho desse dinheiro, para que possamos manter nossos empregos, nossas famílias, nossos sonhos”.

A GM aumentou o lucro em 302% no segundo trimestre deste ano, de acordo com o relatório financeiro publicado na última quinta-feira (23). A empresa informou que teve lucro líquido de US$ 1,117 milhão no período, quase 302% mais que no mesmo espaço de tempo em 2014, graças à recuperação dos mercados americano e chinês. A montadora chegou a ultrapassar a Ford no ano passado, em termos de faturamento.