Livro aborda desmilitarização da polícia e da política no Brasil 

O livro “Desmilitarização da polícia e da política: uma resposta que virá das ruas” inaugura as publicações da Pueblo Editora, que apresenta a linha editorial que pretendemos seguir. O livro, assim como as futuras publicações, contém textos de militantes, coletivos, movimentos sociais e pesquisadores engajados na transformação da realidade.

Livro aborda desmilitarização da polícia e da política no Brasil

Givanildo Manoel da Silva, militante de inúmeras lutas, organizou o livro que apresenta o debate sobre a desmilitarização da polícia e da política por diversos ângulos: a perspectiva histórica da formação das polícias militares; a herança da ditadura militar; o uso do militarismo como instrumento de gestão de territórios e controle da população, sobretudo dos trabalhadores pobres, negros e moradores das periferias, entre outros aspectos.

O livro trata também da necessária desmilitarização da política, pois a polícia militar é um dos tentáculos de uma política de coerção social e controle militar da sociedade, onde o Estado se preocupa mais com a garantia violenta da ordem (de dominação de classe) do que com os direitos sociais: para a maior parte da população, o Estado só se faz presente através da polícia.

Preço popular

Para que o livro não circule somente nos meios acadêmicos, mas junto aos movimentos sociais do campo e da cidade, nos comitês pela desmilitarização, sindicatos, associações de bairro e que chegue aos trabalhadores e trabalhadoras civis ou militares, a edição será vendida a preço popular. Esta é outra política que será marca da Pueblo, explica Alexandre Ferreira Igrecias, coordenador editorial da Pueblo.

Ele diz ainda que os outros objetivos da nova editora são a divulgação de temas importantes para a classe trabalhadora, estudantes, professores e movimentos sociais, dando ferramentas e contribuindo para seus debates; a edição de uma coleção de livros introdutórios a grandes temas voltados à formação política e cultural de estudantes, ativistas sociais, trabalhadoras e trabalhadores; e a reedição de obras importantes que se encontram esgotadas; bem como a tradução de obras importantes do pensamento social que se encontram fora do alcance dos leitores.

“Publicamos este livro em um delicado momento de ascensão do conservadorismo na sociedade, de ataques aos direitos trabalhistas e sociais, de acirramento da polarização entre as classes e das lutas de resistência”, explica o editor, acrescentando que “esperamos com este livro, contribuir com a construção de uma sociedade mais justa.”