Através de seminário, UNE busca planejar gestão junto com estudantes

Planejar as diretrizes da atual diretoria da União Nacional dos Estudantes é o objetivo do 1º Seminário de Gestão que acontece no sábado e no domingo (1º e 2), no auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a partir das 9 horas, no centro da capital paulista.

Congresso da UNE Carina Vitral - Bruno Bou

Os 85 diretores de todo o país que compõe a UNE estarão presentes para discutir a agenda de lutas para o próximo período. O evento é aberto a todos os estudantes que queiram participar.

‘’Este é um momento de grande importância para a UNE, já que iremos debater coletivamente e discutir o nosso calendário de pautas. É chegada a hora de colocar o que foi aprovado durante o 54º Congresso da entidade’’, salientou o diretor jurídico da UNE, Rarikan Heven.

Atividades

No sábado (1º) pela manhã acontecerá o debate sobre o atual cenário político do Brasil. No período da tarde será realizada uma discussão sobre os desafios da UNE para os próximos dois anos. Já no domingo (2) os estudantes se reúnem para dar os encaminhamentos finais.

Todas os debates têm como base as resoluções retiradas do 54º Congresso da UNE, que ocorreu de 3 a 7 de junho em Goiânia e elegeu a paulista Carina Vitral como nova presidenta.

Carina foi eleita pela chapa “O movimento estudantil unificado contra o retrocesso em defesa da democracia e por mais direitos”, que obteve 2.367 dos votos de um total de 4.071, o que representa 58,14%.

Na ocasião, foram aprovadas três resoluções (conjuntura, movimento estudantil e educação), três propostas aprovadas em consenso e 13 moções sobre diversos assuntos como, por exemplo, apoio à greve dos técnicos e docentes das federais, apoio às greves dos professores estaduais de São Paulo e Paraná, e contra a redução da maioridade penal.