Piscina olímpica será entregue até dezembro, garante Álvaro Gomes

 
O titular da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, afirmou que as piscinas do Centro Olímpico de Natação da Bahia devem ser entregues até dezembro. O secretário visitou, na tarde da última quarta-feira (29/7), as obras do equipamento, que está sendo construído nas dependências da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), na Avenida Bonocô, em Salvador.

“As obras estão em andamento e o nosso desafio é entregar as piscinas até o final do ano”, explicou Álvaro, em resposta às cobranças dos atletas da natação, diante da falta de uma piscina de 50 metros (conhecida como piscina olímpica) na capital baiana. A única que existia estava localizada na antiga Fonte Nova e foi desativada para as obras de reconstrução do estádio.

“O propósito do Governo do Estado em construir o Centro Olímpico de Natação da Bahia, em Salvador, é democratizar o acesso à prática desportiva da natação, contribuindo para adoção de estilos de vida saudáveis, principalmente das crianças e dos jovens”, disse Álvaro Gomes, durante a visita. Participaram, também, o coordenador de Obras da Sudesb, Luiz Brantes e o coordenador de esportes da Setre, Dorival Santana.

Segundo a Setre, o projeto do Centro está dentro dos padrões internacionais da Federação Internacional de Natação (Fina) e emprega o que há de mais moderno em tecnologia neste tipo de construção, “com vista a oferecer melhores condições para atuação dos atletas”. Após a entrega das piscinas, em dezembro, a secretaria dará início à terceira e última etapa da construção do equipamento.

Os outros equipamentos que serão construídos na terceira etapa das obras serão: arquibancadas para 500 pessoas em assentos individuais; vestiários para atletas; módulo de apoio técnico; módulo de Administração; sanitários para o público e estacionamento com 72 vagas (com área para ônibus).

A obra do Centro Olímpico de Natação da Bahia está sendo construída com recursos próprios do Governo do Estado pela Construtora Volque Ltda. O investimento das duas etapas iniciais é da ordem de R$ 13 milhões. A piscina olímpica poderá receber provas de Nado Sincronizado e Pólo Aquático.

Da Redação
Colaborou Ascom/ Setre