Brasil e Colômbia trocam experiências sobre agricultura familiar

O desejo de desenvolver a agricultura familiar em seu país fez com que a embaixadora colombiana, Patrícia Cárdenas, viesse ao Brasil. Ela se encontrou com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, nesta segunda-feira (3), em Brasília. “Vamos trabalhar juntos”, disse o ministro.

Patrícia Cárdenas e Patrus Ananias - Paulo Henrique Carvalho/MDA

Patrus apresentou algumas políticas públicas destinadas aos agricultores familiares brasileiros, e confidenciou que estava em Bogotá, capital colombiana, quando recebeu o convite da presidenta Dilma Rousseff para ser ministro. “Eu me impressionei muito com a Colômbia. Antes de vir para o ministério, eu estava determinado a trabalhar no Congresso por uma maior aproximação entre os países”, afirmou.

A embaixadora convidou Patrus para visitar novamente a Colômbia e a reposta foi positiva. Até o fim do semestre, o ministro vai de novo ao país vizinho, que conta com 75% de municípios agrícolas.

“Queremos apoio para construir políticas públicas para a agricultura familiar colombiana, pois não temos muitas. Nós vemos o Brasil como exemplo, pois pode nos ensinar como colocar em prática os programas”, salientou Patrícia.

Ela propôs uma cooperação entre os países para reforçar a agricultura familiar colombiana. “Podemos fazer uma colaboração muito intensa. Não é que o Brasil vai ensinar a Colômbia, mas com certeza vamos trocar experiências e conhecimentos sobre o tema”, avaliou.

O secretário da Agricultura Familiar do MDA, Onaur Ruano, participou, em maio, de uma reunião no país vizinho.