Evaldo Lima reforça compromisso com cidade redesenhada para bicicletas

A primeira sessão após o recesso legislativo de 2015 na Câmara Municipal de Fortaleza começou com destaque para as ações voltadas à mobilidade urbana. O vereador Evaldo Lima (PCdoB), lembrou, na última terça-feira (04/05), as ações da atual gestão referentes ao Plano Diretor Cicloviário Integrado na capital e o que ainda será feito em prol das formas alternativas de transporte na capital.

O líder do governo destacou a implantação da ciclofaixa na Rua Waldery Uchôa, no bairro Benfica, que será inaugurada na próxima quinta-feira (06/08). "Ela vem para dar um novo acesso para o binário do bairro do Montese, também intervenção da atual gestão. Então, pela ciclofaixa, você segue pela Waldery Uchôa, passa pela rua Antenor Frota, continua pela ciclofaixa da rua Damasceno Girão, chegando até a ciclofaixa da Alberto Magno. Liga o Benfica ao Montese". Além de pintar o novo caminho para bicicletas, a Prefeitura realizou uma série de melhorias nas vias envolvidas. O asfalto foi recapeado, o percurso foi melhor estabelecido e a sinalização melhorou.

Evaldo reafirmou o compromisso de seu mandato com uma cidade redesenhada para as bicicletas. Além de projetos de sua autoria que contemplam o ciclista, o vereador traz em forma de requerimento sugestões da população para melhorar o dia a dia de quem se utiliza do modal. "A gente fez requerimento ao prefeito para que fosse instalada uma estação de bicicletas compartilhadas na Praça Argentina Castelo Branco no Bairro de Fátima. Isso já será atendido nesse novo pacote. A medida atende aos pedidos de estudantes e trabalhadores que circulam pelo bairro", destacou.

Fortaleza possui, na administração do prefeito Roberto Cláudio, 68,8 km de ciclofaixas. Ao mesmo tempo, 48,7 km de ciclovias. No total, a cidade possui 127,5 km de vias especiais para os ciclistas. Com esses números, o município se encontra entre as cinco cidades do Brasil mais propícias ao ciclismo. "O nosso horizonte é exatamente para que nós ampliemos a quantidade destes caminhos na capital", afirmou Evaldo.

A cidade hoje conta com 40 estações de bicicletas compartilhadas. Até o final do atual mandato municipal, mais 40 estações de bicicletas, além de novas ciclorrotas, ciclovias e ciclofaixas, serão instaladas. "Até novembro, 20 novas estações de bicicletas compartilhadas serão instaladas na cidade, inclusive contemplando os bairros do Benfica, Montese e Bairro de Fátima", enfatizou o líder do governo.

A cidade tem passado por um avanço das alternativas de mobilidade urbana na capital. A cada mês, de 4 a 5 mil novos veículos entram no trânsito em Fortaleza. Por isso, explicou o vereador do PCdoB, é preciso planejamento municipal voltado às construções de túneis, viadutos, binários, dentre outras obras importantes que contribuem para uma cidade menos congestionada. "Aproximadamente 70% dos fortalezenses que usam bicicleta fazem isso para o transporte de casa ao trabalho. É uma necessidade para o cotidiano do cidadão".

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)