Governo dá primeiro passo na implantação do Mais Especialidades

Durante cerimônia de comemoração de 2 anos do programa Mais Médicos, nesta terça-feira (4), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a consolidação do programa abre caminho para a implantação do Mais Especialidades. “É o segundo passo, que faremos. É mais complexo, mas nós conseguimos hoje uma ação sistêmica que vai permitir da consistência ao Mais Especialidade”, disse ela.

Dilma e Artur Chiro na cerimônia de 2 anos de Mais Médicos - Agência Brasil

O Mais Especialidades é uma promessa de campanha da presidenta Dilma e ela garante colocar em prática neste mandato. “Para que a gente complete o sistema de saúde pública e dê mais um passo no caminho de estruturação do Sistema Único de Saúde nos importa o atendimento de especialistas, não que ele irá substituir a atenção básica, pelo contrário, a atenção básica resolve hoje 80% dos problemas principais de saúde de uma população, mas temos de ter especialistas, daí o cadastro é importante porque temos que saber quem são, onde estão e o que fazem para a gente ter um segundo passo que é o Mais Especialidades”, disse Dilma.

Durante o evento a presidenta assinou o decreto que cria o Cadastro Nacional de Especialidades, que vai permitir que o governo saiba exatamente quantos especialistas se formam em cada área e quais os setores mais carentes.

“É uma ferramenta importante para o planejamento do Mais Especialidades, mas surge com a lei do Mais Médicos. Para enfrentar o problema da falta de médicos e definir em quais áreas necessitamos crescer precisamos contar com as informações do cadastro”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Para viabilizar a reunião dos dados, o Conselho Nacional de Educação terá 90 dias para criar regras comuns a todos os órgãos que validam certificados de cursos de especialização em medicina.