MST desocupa o Ministério da Fazenda, mas acampa no estacionamento

Depois de 14 horas de ocupação, os militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocuparam o Ministério da Fazenda na madrugada desta segunda-feira (3), deixaram o prédio por volta das 19h30, mas estão acampados no estacionamento do edifício, na Esplanada dos Ministérios.

Ocupação do MST no Ministério da Fazenda - MST

Segundo funcionários do Ministério, a Polícia Federal fará uma vistoria para verificar se houve danos no prédio e, enquanto isso, o acesso ao interior do edifício permanecerá interditado.

Além do Distrito Federal, a mobilização do MST ocorre em 18 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Em 12 estados, também houve ocupação de sedes do Ministério da Fazenda.

O movimento critica o ajuste fiscal e reivindica o fim dos cortes no orçamento da reforma agrária, além de pedir a saída do ministro Joaquim Levy. O Ministério do Desenvolvimento Agrário teve o orçamento para 2015 cortado em 52,8%, de R$ 3,598 bilhões para R$ 1,697 bilhão, de acordo com os decretos de limite de gastos editados pelo governo. O objetivo do movimento era se reunir com representantes do governo, num encontro marcado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, mas eles não foram recebidos.

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária que o MST está realizando em todo o país. Durante a semana os camponeses vão desenvolver ações em defesa da distribuição justa de terras e de mais condições de trabalho para os trabalhadores do campo.