Lula: Folha faz jornalismo fofoca

Alvo diário de ilações e factoides, o ex-presidente Lula classificou como "jornalismo fofoca" a publicação da Folha de S. Paulo que diz que o petista teria dito a amigos que o PT precisa de uma "reflexão profunda" após a segunda prisão do ex-ministro José Dirceu, pela 17ª fase da Operação Lava Jato.

Lula em seminário no Instituto Lula - Instituto Lula

Por meio de nota, Lula afirma que a Folha atribuiu a ele falas e ações que não aconteceram. "A Folha, ou suas fontes anônimas, tem essa mania de inventar e atribuir declarações e avaliações ao ex-presidente Lula. Isso não é jornalismo político, ou a serviço do leitor. São apenas fofocas que a Folha tenta empurrar com ares de verdade", diz a nota.

Leia a íntegra da nota do Instituto Lula:

Folha faz jornalismo com fofoca

São Paulo, 5 de agosto de 2015,

A Folha de S.Paulo segue com a prática reiterada de atribuir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falas e ações que não aconteceram. Os repórteres do jornal publicam essas informações falsas atribuindo-as a "amigos", "interlocutores" ou "pessoas próximas" não identificadas.

Hoje, mais uma vez, a Folha publicou um texto cujas únicas "fontes" são fofocas sem confirmação alguma. Segue a resposta enviada ontem ao jornal.

"Nada disso que a Folha de S. Paulo diz ter ouvido de supostos amigos do ex-presidente é verdade. Caso publique essas inverdades, o jornal estará apenas, mais uma vez, dando asas para mentiras de sua autoria, ou da autoria de fofoqueiros anônimos. A Folha, ou suas fontes anônimas, tem essa mania de inventar e atribuir declarações e avaliações ao ex-presidente Lula. Isso não é jornalismo político, ou a serviço do leitor. São apenas fofocas que a Folha tenta empurrar com ares de verdade."