Mercadante: Mudanças no pré-sal podem inviabilizar produto nacional

O ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, afirmou à Comissão de Minas e Energia, nesta quarta-feira (5), que a proposta de mudar o modelo de partilha e exclusividade da Petrobras, do senador tucano José Serra (SP), pode afetar todo o quadro de restabelecimento da retomada do setor, ligada fortemente à garantia do uso de conteúdo nacional.

Mercadante: redução de gastos, mas sem "corte drástico"
Foto: Elza Fiuza/ABr

Mercadante defendeu que o Brasil deve continuar apostando no setor do petróleo, pela dimensão que tem no contexto da evolução industrial e tecnológica nacional.

“Não podemos só exportar petróleo, mas valor agregado. Estamos nos especializando no setor de navio, de gás e petróleo. O esforço deve ser o de substituir importações. As dificuldades têm de ser superadas”, disse o ministro. Mesmo assim, destacou Mercadante, “somos um dos poucos países que consegue aumentar a produção (de petróleo) em plena crise”.

Dilma é "honrada, séria e intransigente" em relação às leis

Durante a sessão, o ministro rebateu a provocação do deputado tucano Rodrigo de Castro, presidente da comissão, que disse que espera que Mercadante "volte logo" para a oposição. Mercadante levou o comentário na brincadeira e afirmou que o PSDB “já saiu da graduação, mas ainda tem uma pós-graduação para fazer”.

Questionado pelo também tucano Nelson Marchezan Júnior (RS), se a presidenta Dilma Rousseff teria participado da indicação de nomes para a composição da Sete Brasil, empresa criada para gerenciar a construção das sondas a serem usadas pela Petrobras na exploração do pré-sal, Mercadante afirmou que Dilma é uma pessoa "honrada, séria e intransigente" em relação às regras e legislação.

"No caso do [ex-gerente da Petrobras e ex-diretor da Sete Brasil] Barusco, ele começou a ter ganhos indevidos nos anos 1990, arrendando plataforma. Era um funcionário de carreira e só foi possível descobrir tudo o que aconteceu com a delação premiada. Às vezes, o gestor não tem como saber desse tipo de prática", afirmou Mercadante.