Não há evidências contra Lula e Dilma na Lava Jato, diz procurador

O procurador-chefe da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, afirmou que não há evidências de envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff no esquema de corrupção na Petrobras. A declaração foi dada em entrevista à RedeTV!, na noite deste domingo (9).

- Foto: Reprodução

"O ex-ministro José Dirceu foi um homem forte para o governo Lula. O ex-presidente Lula está sendo investigado?", questionou a jornalista Amanda Klein, a respeito da repercussão da prisão de Dirceu na Operação Lava Jato.

"Nós não investigamos pessoas, nós investigamos fatos. Quando existe uma evidência de que uma pessoa esteja vinculada à um fato criminoso, essa pessoa passa a ser investigada. O ex-presidente Lula não é nosso investigado", disse o procurador.

A apresentadora do programa insistiu: "Mas hoje não há nada e nem teria como vocês invocarem a teoria do domínio do fato para responsabilizá-lo, eventualmente?". "Não nesse momento", respondeu Dallagnol.

"A presidenta Dilma foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras durante sete anos, de 2003 a 2010. Ela tem alguma responsabilidade jurídica ou política pelos fatos de corrupção na Petrobras, ou por até negócios mal feitos como foi a refinaria de Pasadena, por exemplo?"

"Nós do Ministério Público Federal atuamos, especificamente, na investigação de atos de improbidade administrativa e atos criminais. Para imputarmos esses tipos de atos, teríamos que provar que essa pessoa atuou com um mínimo de consciência para que esses atos fossem praticados. Em relação à ela, nós não temos nenhuma evidência", disse o procurador.