Parlasul terá importante eleição em reunião no Uruguai

Parlamentares de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela elegerão, na próxima semana, em Montevidéu, as máximas autoridades do Parlamento do Mercado Comum do Sul (Parlasul).

Parlasul terá primeira sessão do ano em agosto - Agência Câmara

Na 33ª Sessão Plenária desta instância legislativa sub-regional, com sede em Montevidéu, participará também uma delegação da Bolívia, que acaba de incorporar-se ao bloco integracionista, segundo fontes parlamentares.

O Parlasul, criado em 2007, está ainda em processo de incorporar deputados através da eleição direta em seus respectivos países.

Atualmente, o Brasil conta com 75 cadeiras; Argentina, com 43; Venezuela, com 33; e Paraguai e Uruguai, 18 cada um. Estas cotas foram estabelecidas, depois de longas negociações, em função das dimensões do volume eleitoral.

No entanto, nem todos os países completaram seu processo interno de eleger seus deputados regionais. Por exemplo, o Paraguai elegeu os seus em 2013 e a Argentina fará o mesmo nas eleições de outubro.

O Brasil anunciou que o fará nas eleições gerais de 2018 e o Uruguai nas de 2019. Está pendente ainda a data da Venezuela.

Para a eleição do presidente e vários vice-presidentes, no próximo 17, foram convidados Ernesto Samper, secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), e a presidenta da Assembleia Nacional de Equador, Gabriela Rivadeneira.

Segundo as mesmas fontes, o vice-presidente uruguaio, Raúl Sendic, participará da sessão plenária, junto a outras autoridades e convidados.

Além da incorporação gradual de parlamentares eleitos pelo voto direto, o Parlasul, que neste semestre será presidido pelo Paraguai, em sua sessão plenária também apresentará o programa de trabalho elaborado pelo chanceler paraguaio, Eladio Loizaga.