Militares chineses pedem ajuda ao Brasil para treinamento na selva

Oficiais militares da China pediram ajuda ao Exército brasileiro para o desenvolvimento de um programa de treinamento para combates na selva.

Operação Amazônia reúne Forças Armadas na proteção à floresta

"Eles nos solicitaram a disponibilização de vários oficiais de treinamento com conhecimento de combates na selva para ajudá-los no desenvolvimento de seu próprio programa na China", explicou o coronel Alcimar Marques de Araújo Martins, comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), segundo o site Defense News.

O coronel disse também que um acordo prévio estabelecia a presença de militares chineses em treinamento nas instalações do CIGS, em Manaus, mas o comando da China, que mantém fronteiras com vários países em regiões com florestas, mudou de ideia e preferiu ter brasileiros em seu território. Ainda não há previsão de data para a viagem dos instrutores do CIGS.

Em abril, o CIGS recebeu uma delegação da China liderada pelo almirante Sun Jianguo, vice-chefe do Estado Maior do Exército Popular de Libertação, e composta por 14 oficiais das forças armadas do país. Na ocasião, a delegação asiática conheceu as atividades realizadas pelo CIGS.