Brasil e Paraguai assinam acordo em ciência, tecnologia e inovação

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o presidente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai (Conacyt, na sigla em espanhol), Luis Alberto Lima Morra, assinaram, nesta terça-feira (11), em Assunção, um memorando de entendimento para a cooperação e a capacitação de recursos humanos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o presidente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai (Conacyt, na sigla em espanhol), Luis Alberto Lima Morra.

"Mais do que uma necessidade, a colaboração com o Paraguai é um destino das nossas nações", declarou Aldo, que no fim da tarde se reuniu com o presidente paraguaio, Horacio Cartes, no palácio presidencial. "A elevação da CT&I entre os vizinhos é um objetivo importante e desejável. Devemos fazer dessa reunião um marco das nossas relações, com cronograma, prazos e metas para nossas ações."

O acordo oficializado pela manhã prioriza o intercâmbio de conhecimento, a formação e a capacitação de recursos humanos, o desenvolvimento científico e tecnológico conjunto e a interconexão física de redes acadêmicas, entre outros eventuais temas de interesse. A ideia é identificar soluções para os problemas das sociedades locais.

"Temos que desenvolver juntos a produção de alimentos, a energia e o aproveitamento da água", disse o ministro. "Existe um horizonte vasto para a cooperação e, inclusive, um ponto de apoio importante, que é a usina hidrelétrica de Itaipu."

A parceria tem como formas de trabalho missões técnicas e reuniões bilaterais, intercâmbio de informações em bases de dados, atividades conjuntas de divulgação de conhecimento e fortalecimento do contato entre organizações sociais, instituições públicas e empresas públicas e privadas dos dois lados.

Colaboração

Para ampliar o intercâmbio de conhecimento, o Paraguai deve contar com o apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) na melhoria de seus sistemas de avaliação de projetos e concessão de bolsas de estudo. Os dois países buscam, ainda, integrar suas cadeias produtivas e trocar experiências em inclusão social, com ações de popularização da CT&I, como centros e museus temáticos.

Em formação e capacitação de recursos humanos, o acordo prevê a participação de estudantes paraguaios em programas acadêmicos coordenados pelo CNPq ou por organizações internacionais conveniadas.

Os alunos do país vizinho também passam a ter acesso a cursos nas áreas de biotecnologia e saúde, em institutos vinculados ao Ministério; energias renováveis, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR); tecnologias da informação e comunicação (TICs), em instituições brasileiras; matemática, com a capacitação de mestres e doutores em colaboração com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa); física, em projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF); astronomia, por meio da fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI); e metrologia, a fim de desenvolver um sistema semelhante ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que apoiará o trabalho, ao lado do PTI.

Pesquisa

Brasil e Paraguai se aliam em prol do desenvolvimento científico e tecnológico conjunto em biotecnologia e saúde, com a capacitação de laboratórios; TICs, por meio do estímulo à participação do país vizinho em chamadas do programa Start-Up Brasil, por exemplo; e iniciativas de difusão e popularização da ciência e produção de tecnologias de inclusão social, apoiadas pelo PTI.

Já a interconexão física das redes acadêmicas tem por objetivo fortalecer a infraestrutura compartilhada para pesquisa e educação, de forma a permitir a sua integração aos demais países do Mercosul. Participam do trabalho a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a plataforma paraguaia Arandu e o PTI.

Dentre as ações, estão previstas a ampliação da capacidade de integração transfronteiriça, por meio da Itaipu Binacional, o aumento de conexões ópticas com campi de universidades paraguaias e a formação de uma comunidade de educação, pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento em saúde entre hospitais, com apoio da Rede Universitária de Telemedicina da RNP (Rute).

O memorando de entendimento faz referência ao Acordo Básico de Cooperação Educacional, Científica e Cultural, celebrado pelos dois países em 17 de outubro de 1973. O texto reconhece importância do desenvolvimento econômico-social e científico-tecnológico das regiões fronteiriças, em busca de fomentar a integração dos povos do sul do Brasil e do norte do Paraguai.

Agenda

Aldo Rebelo e Lima Morra iniciaram o dia em reunião com o ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, o embaixador do Brasil no país, José Eduardo Martins Felício, e o secretário nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação, David Ocampos. Eles firmaram o acordo na Reunião Plenária Bilateral de Coordenação e Consulta em CT&I, quando discutiram conexão de redes de transmissão de dados, cooperação em parques tecnológicos, o programa de formação de professores de matemática pelo Impa e outros pontos de cooperação formalizados no memorando.

Participaram dos encontros os diretores-gerais da Itaipu Binacional pelo Paraguai, James Spalding, e pelo Brasil, Jorge Samek; e os diretores do Impa, César Camacho, e do PTI, Juan Carlos Sotuyo. À tarde, o ministro ainda se reúne com o Fórum Empresarial Brasil-Paraguai e intelectuais do país vizinho.