Evaldo Lima pede mais respeito aos ciclistas no trânsito de Fortaleza

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) reforçou, em sessão plenária da última terça-feira (11/08), na Câmara Municipal de Fortaleza, a necessidade de motoristas de veículos maiores respeitarem o espaço destinado aos ciclistas no trânsito da capital. Segundo o parlamentar, diariamente a irresponsabilidade de alguns põe em risco a vida de cidadãos que se utilizam do pedalo como modal de transporte.

"Causou-me espanto uma matéria publicada no jornal O Povo com a informação de que acontece uma infração a cada dois minutos nas ciclofaixas da cidade. Isso é realmente algo muito sério. O que os ciclistas pedem é o respeito às leis de trânsito, que os motoristas preservem a distância mínima de 1,5m entre veículo e bicicleta. O que está em discussão é o respeito à vida. É preciso dar passagem para a vida", expôs o parlamentar.

A bicicleta como política pública

Durante a sessão, Evaldo também levou ao plenário apresentação audiovisual com dados sobre a expansão do Bicicletar, ação promovida pela Prefeitura de Fortaleza. O líder do governo na Casa destacou o compromisso da atual gestão através do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT).

Entre os dados, o vereador destacou que em dois anos Fortaleza aumentou em 72% a sua malha cicloviária. O projeto atual de expansão prevê 100km de novas infraestruturas em 18 meses, seguindo as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI).

No propósito de incentivar a reeducação do trânsito para uma cidade redesenhada para as bicicletas, tramita projeto de lei de Evaldo Lima na Câmara Municipal que visa a implantação de sensores nas ciclofaixas. O objetivo é evitar invasões aos espaços destinados aos ciclistas, utilizando os equipamentos como ferramenta de alerta aos motoristas.O Mandato Na Morada Fortaleza tem trabalhado para que o Plano Diretor Cicloviário Integrado avance não apenas pelas obras, mas também na mentalidade do fortalezense.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)