Trabalhadores pedem que BC não autorize venda do HSBC ao Bradesco

Trabalhadores bancários fizeram manifestação em frente ao Banco Central (BC) em Brasília, nesta terça-feira (18), contra a venda do HSBC ao Bradesco. No último dia 3, o Bradesco anunciou a compra do HSBC por R$ 17,6 bilhões.

Trabalahdores do HSBC de Sergipe

“Se olharmos o histórico de aquisições no passado, os empregos são perdidos”, afirmou a coordenadora nacional da Comissão de Organização dos Funcionários do HSBC, Cristiane Zacarias, os manifestantes querem que o Banco Central não autorize a compra. Segundo ela, a venda para o Bradesco aumenta a concentração no setor.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília, Paulo Frazão, a categoria participaria nesta terça na Câmara de audiência pública para discutir o assunto, mas o evento foi cancelado. Então, eles decidiram fazer a manifestação em frente ao BC. “Estamos aqui em defesa dos nossos empregos. São 21 mil do HSBC e 93 mil funcionários do Bradesco. Pode haver desemprego tanto de um lado como do outro", salientou o sindicalista que reivindica garantia de emprego aos trabalhadores.

A preocupação dos funcionários com a venda do HSBC tem mobilizado todo o país. Trabalhadores e representantes do Sindicato dos Bancários de Sergipe realizaram ato dia 7 na porta de agências localizadas no centro de Aracaju, capital do estado.

De acordo com a presidenta do sindicato, Ivânia Pereira, afirmou: “Nosso papel é lutar para que os funcionários não sejam demitidos e que tenham seus direitos trabalhistas garantidos”.